Mural

 

  1. Bom dia eu e meu marido..viemos hoje
    Fomos informados que o encontro foi na semana passada
    Ele estava internado no final de maio
    Ninguém nos avisou sobre às mudanças
    Estávamos cientes de ser todo ,terceiro domingo
    Perdemos o ano???
    Nada no site falando sobre outros dias e horarios

    • Não, Simone, não perderam o ano. Fiquem em paz, a falta já está justificada. O encontro realmente é todo terceiro domingo, com raras exceções, como aconteceu em abril, por causa do do calendário litúrgico (Domingo de Ramos e Páscoa, quando foi no quarto domingo, lembra?) e como aconteceu esse mês de junho, que foi no segundo domingo por estar o local já reservado para outro evento. As datas para o ano todo já estavam acertadas desde o início desse ano, e devidamente reservadas pelo Diácono Pavan no Centro Diocesano de Pastoral, nosso novo local de encontro. Todas as datas estão publicadas desde fevereiro no nosso Horário no site, e não foram e não serão modificadas, devido justamente à reserva do local. Use essas datas para se programar para os nossos próximos encontros presenciais.

  2. Sugiro que a aula de abril seja realizada no primeiro Domingo do mês (dia 2) já que os três domingos seguintes são de celebrações importantes: Ramos (9), Páscoa (16) e Domingo da Misericórdia (23), respectivamente, ou no quinto domingo (30).

    • Milson, as datas já foram antecipadamente reservadas com o Centro Diocesano de Pastoral com bastante antecedência e para o ano todo, e foram baseadas nas disponibilidades da casa em nos acolher. Infelizmente qualquer mudança será muito improvável, pelos transtornos que causarão à agenda do local. Mas fica registrada a sugestão.

    • Até o momento nada foi enviado pelo diácono Pavan, mas assim que o material for enviado ele será imediatamente disponibilizado no site, com uma postagem avisando a sua disponibilidade e um link para download,

  3. Olá! Fiquei sabendo do curso por uma ex-aluna do curso. Como posso fazer a inscrição? Á que horas será a aula inaugural?
    Pode ser feita no dia?
    Obrigada.

    • A inscrição na Escola de Formação de Agentes de Pastoral de São Carlos é feita através de inscrição na sua paróquia, e as fichas de inscrição são enviadas ao seu pároco no retiro do clero, em janeiro. Mas a simples presença no nosso primeiro encontro presencial no terceiro domingo de março, dia 19 as 9h00, nas dependências do Centro Diocesano de Pastoral, é suficiente para fazer a inscrição no curso, pois haverá fichas de inscrição disponíveis no local. Aguardamos a sua presença.

  4. Gostaria de poder baixar todas as apostilas do curso, para um melhor entendimento e estudo dos assuntos abordados.. Agradeço.. Caso posso enviar por e-mail…

    • Caro Marcos, as apostilas publicadas na seção correspondente desse site são disponibilizadas como PDFs (Portable Document Files) públicos, pois têm por objetivo evangelizar. Os seus conteúdos podem ser facilmente salvos em seu computador com um simples “Salvar como…” estando o documento aberto em sua tela, ou com a opção “Salvar link como…” estando o cursor sobre o link. Mas cabe aletar: como são roteiros de aula, NADA SUBSTITUI a presença na respectiva aula, aprendendo com o próprio professor que sábia e gentilmente confeccionou e disponibilizou cada apostila.

  5. Gostaria de fazer uma sugestão: Aquele que levar para o “nosso café” algo feito em casa deveria, obrigatoriamente, levar a receita a ser exposta em um mural organizado para isso! A gente come cada coisa boa que poderia tentar fazer em casa!

  6. Boa noite, professor.
    Aqui é a Tais, de Ribeirão Bonito. Estou cursando o quarto ano da EFAP com outros amigos da minha cidade, mas por conta de estar terminando minha graduação (e com muitos trabalhos pra fazer), está muito difícil para mim estar presente.
    Tive seis faltas até o momento. Se eu voltar a participar regularmente no próximo mês (junho), tenho chances de concluir o quarto ano ainda em 2016?
    Grata.

  7. Gostaria de saber se ainda posso me matricular no curso.
    Caso sim, o que é necessário para efetuar a matricula?
    E o curso teria algum custo?

    • Certamente. O estatuto da EFAP São Carlos exige 75% de presença, portanto não haveria prejuízo para o curso a falta no primeiro encontro, pois você perdeu só 2 das 16 aulas do ano (12,5%). Basta comparecer ao nosso encontro em 17 de abril no Colégio Diocesano La Salle e lá mesmo fazer a inscrição na EFAP. A EFAP não tem custo nenhum, é um trabalho de voluntários, totalmente gratuito. Apenas pedimos ajuda com algo para o nosso café do intervalo da manhã e da tarde, como um pacote de bolachas, ou um pão doce, ou um pequeno bolo caseiro por exemplo. Se for querer almoçar conosco, devido ao curto horário de almoço de apenas 1 hora, traga alguns sanduíches ou algum outro prato salgado para o nosso almoço comunitário. Senão, poderá almoçar em sua casa ou em qualquer local que preferir, apenas não se atrase pra aula da tarde. Até dia 17.

  8. Boa noite prof Jorge Nicolau !!Gostaria de saber qual é a apostila que o senhor falou hoje na aula para quem quisesse pegar no site..Sou do primeiro ano estou meio perdida !!! Obrigado

    • A apostila de Introdução as Sagradas Escrituras se encontra na seção de apostilas do site. Clique em Apostilas e procure pelo nome, na letra I, pois está quase em ordem alfabética.

    • Nossos encontros seguem os seguintes horários:
      08h30-09h00 : oração inicial;
      09h00-10h20 : primeira aula;
      10h20-10h30 : intervalo;
      10h30-12h00 : continuação da primeira aula;
      12h00-13h00 : almoço;
      13h00-14h20 : segunda aula;
      14h20-14h30 : intervalo;
      14h30-16h00 : continuação da segunda aula;

  9. Estava vendo os recados pela site, que voltaremos dia 06 /03/2016.
    Como não está escrito nada no site sobre isto, surgiu uma dúvida.
    Para quem fará neste este ano o 2º , precisará fazer a matricula, para
    este ano como numa faculdade OU já está automaticamente matriculada?
    Obrigada e tenha uma boa semana.

    • A matrícula é automática para aqueles que não tiveram problemas com a frequência no ano anterior.
      A ficha de inscrição é um recurso para os novos e para aqueles que queiram atualizar seus dados (endereço, telefone).
      Além do mais, haverá fichas de inscrição disponíveis nos dois primeiros meses dos nossos encontros.
      Aguardamos você dia 06.

    • A Escola de Formação de Agentes de Pastoral de Sâo Carlos tem como destinatários:
      a) Leigos e leigas comprometidos com as diversas pastorais paroquiais;
      b) Pessoas que buscam um maior e melhor conhecimento para mais e melhor se comprometer na vida pastoral da comunidade.
      Portanto todos são convidados e bem-vindos, sejam leigos já comprometidos na paróquia ou simplesmente pessoas buscando conhecimento.
      Estaremos retomando as atividades em março de 2016, e as aulas são realizadas nas dependências do Colégio Diocesano La Salle.
      As inscrições podem ser feitas em qualquer paróquia da diocese, para onde são enviadas as fichas de inscrição, ou mesmo em nossos primeiros encontros presenciais.

  10. Boa tarde! Dois jovens de 13 anos que serão crismados em maio, declararam interesse em ser catequistas! Eles poderiam se inscrever e iniciar o curso de formação de agentes de pastoral a partir de agora, tendo perdido o primeiro dia?

    • Certamente. O estatuto da EFAP São Carlos exige 75% de presença, portanto não haveria prejuízo para a continuidade do curso a ausência deles no primeiro encontro. Basta que eles compareçam ao nosso encontro em 19 de abril e lá mesmo façam a inscrição na EFAP.

  11. Olá, bom dia. No primeiro dia de aulas foi muito bom. Eu queria dar uma opinião: tem muitas pessoas que não vão à missa no dia da EFAP. Neste dia podiam fazer uma celebração, e como sempre ter comunhão eucarística. Às vezes tem pessoas que trabalham de sábado e não tem um horário para ir à missa. As pessoas gostam de comungar, eu falo por mim. Penso que seria bom. Eu desejo um ótimo domingo para todos. Obrigada por abrir este espaço para nós.

  12. Ontem não pude estar presente. Estou me recuperando de uma dengue que se manifestou há 8 dias. Gostaria de compensar esta ausência!

    • O estatuto da EFAP São Carlos exige 75% de presença, portanto não haveria prejuízo para a continuidade do curso a sua ausência neste primeiro encontro. A reposição da aula de Introdução as Sagradas Escrituras I já é um pouco mais complicada, mas pode ser resolvida com o estudo autodidata da apostila disponibilizada no site, somada à sua presença na continuação da disciplina, Introdução as Sagradas Escrituras II, que será no mês que vem.

Deixe seu recado, dúvida ou comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *